A Opel acaba de anunciar a sua grande novidade para o salão de Paris como um significativo passo em frente na mobilidade eléctrica! Embora seja esperado no mercado nacional apenas para 2017, a marca alemã decidiu levantar já o véu de cima do Ampera-e, um utilitário 100% eléctrico que promete uma condução entusiasmante – a marca define-a mesmo como desportiva! –, com uma autonomia bastante alargada!
Utilizando uma plataforma feita propositadamente para ser um automóvel eléctrico, ou seja, com as baterias a ocuparem todo o chão do carro e libertando, assim, todo o espaço no "cockpit", o Opel Ampera-e pretende oferecer a habitabilidade de um modelo como o Astra (cinco lugares) num automóvel que pouco maior é que um Corsa: tem cerca de 4,16 m de comprimento contra 4,02 m do popular citadino. Espera-se que a bagageira possa andar em torno dos 290 a 300 litros.
Apresentada como usando uma tecnologia pioneira, a bateria será de iões de lítio enriquecida com níquel, permitindo funcionar a temperaturas mais elevadas. Terá uma capacidade de 60 kWh, o que permitirá ao Ampera-e uma autonomia anunciada superior a 330 km. Faça-se aqui um parêntesis: a Opel não divulgou quaisquer dados acerca da bateria que apenas diz ser inovadora. Sucede que este Opel Ampera-e não é mais que a versão europeia do Chevrolet Bolt que chegará aos concessionários norte-americanos mais para o final do ano e cuja bateria tem as características atrás descritas. Ora, a tecnologia deverá ser precisamente a mesma, até porque a potência do motor e as prestações anunciadas são semelhantes.
"O Ampera-e torna a mobilidade elétrica plenamente viável numa utilização diária, com tecnologia que está pronta para o futuro", declarou, a propósito da revelação da grande estrela da Opel para o salão de Paris, o presidente executivo da marca alemã, Karl-Thomas Neumann. "O nosso modelo eléctrico faz uma demonstração cabal de como a sustentabilidade e o prazer de condução conseguem coexistir".